Ok, Ok! Hoje você acordou com vontade de saber o que são Rich Snippets e nós vamos lhe contar tudo resumidamente neste artigo.
Primeiramente, em tradução literal para a Língua Portuguesa, Rich Snippets significa Trechos Ricos ou Trechos Valiosos. No contexto do Google, esse recurso visa proporcionar mais informações sobre uma página nos resultados de buscas e assim gerar cliques mais qualificados.
O que são Rich Snippets e como cria-los?
Rich Snippets são trechos de dados que podem ser inseridos nas suas webpages, os quais aparecerão diretamente nos resultados das pesquisas feitas pelos internautas no motor de buscas do Google. Observe o exemplo a seguir (seta vermelha):
Nesta amostra, foram inseridas as seguintes informações Rich Snippets:
- Gráfico de estrelas
- Avalição numérica
- Número de comentários
- Preço do produto
- Disponibilidade do produto no estoque
Há várias formas de criar Rich Snippets como estes em suas páginas, entretanto, a mais fácil é por meio de plugins (WordPress) como:
Além dos plugins, é possível contratar uma agência SEO ou especialistas em programação para fazer o trabalho (caso você mesmo não possua afinidade com códigos).
Tipos de Rich Snippets
Eis alguns tipos de Rich Snippets que você poderá aplicar nas suas páginas (além dos já mencionados):
- Breadcrumbs
- Contatos
- Logotipo
- Caixa de pesquisas
- Anúncios
- Outros
Acesse a página Search Gallery e conheça outros tipos de Rich Snippets.
Vantagens dos Rich Snippets
Dentre as principais vantagens dos Rich Snippets, nós apontamos as seguintes:
- Mais destaque para as suas páginas nos resultados das buscas no Google;
- Os trechos de dados demonstram aos internautas a relevância da sua página;
- Mais facilidade para os internautas avaliarem seu post antes de clicarem nele;
- Mais visitas qualificadas e mais chances de fechar vendas;
- Visitas qualificadas fazem com que o usuário passe mais tempo no seu site.
Ao aumentar o número de visitas qualificadas, os Rich Snippets tendem a aumentar também o tempo de permanência do usuário nas suas páginas e diminuir o Bounce Rate, e assim podem melhorar indiretamente a relevância dessas páginas nos resultados de pesquisas seguintes.