Entender como aumentar a relevância no Google é fundamental para ampliar as vendas online. Isso porque estima-se que 25% da conversão de um site na internet ocorra após pesquisas feitas neste que é o maior buscador do mundo.
Como aumentar a relevância no Google: dicas importantes
Quer saber como aumentar a relevância no Google? Siga esse passo a passo:
- Avalie a condição atual do seu site no Google: Use um software como o serps.com e/ou o semrush.com para saber a posição das páginas do seu site segundo a palavra-chave que elas têm como foco.
- Otimize o conteúdo do seu site: Depois de avaliar, comece a otimizar o conteúdo. Produza conteúdos completos. Use recursos multimídia. Responda adequadamente às dúvidas do seu público.
- Melhore os links: O link é fator de ranqueamento. Então, faça o Link Build Interno e Externo para aumentar a relevância. Evite links de afiliados, pois o Google os reprova.
- Use as palavras-chave da forma adequada: Nos sites e blogs, use a palavra-chave foco no título, subtítulos e primeiro parágrafo dos textos; e também nas imagens, metatags e metadescriptions.
- Otimize a velocidade: Prepare imagens, conteúdo multimídia e códigos do site adequadamente, para que obtenham o máximo desempenho em velocidade de carregamento.
- Use a responsividade: Torne seu site responsivo, isto é, adaptado para todos os tamanhos de telas. No e-commerce, empregue tecnologias como Mobile First e Mobile Friendly.
- Melhore a usabilidade: Otimize o design e a posição dos botões, dos links e do layout em geral para a máxima conversão. Diagrame os textos em “Padrão F” para melhor legibilidade.
- Use certificados de segurança: Integre ao seu site e/ou blog o certificado SSL e o HTTPS, pois o Google tem classificado melhor as páginas que oferecem mais segurança aos usuários.
- Reavalie a condição do seu site no Google: Depois das otimizações, use os softwares Semrush e Serp, entre outros, para reavaliar a nova condição. Veja se suas páginas subiram posições.
Por fim, repita esse ciclo de otimizações com frequência. Quanto melhor o seu conteúdo puder responder às dúvidas do seu público-alvo e quanto melhor for a legibilidade desde conteúdo e a u00sabilidade do site onde este se encontra, maior será a relevância das suas páginas para o Google, melhor será a classificação delas e maior será a sua audiência orgânica.