Dicas para classificar suas páginas na melhor posição possível e receber mais visitas
Uma das perguntas mais frequentes dos leads da Agência SEO Brasil é “Como funciona o SEO no Google ?”. Se você também tem essa dúvida, então reserve três minutinhos para ler este artigo e ficar por dentro de tudo.
O que é SEO ?
Não sabe o que é SEO ? Não se preocupe, nós vamos te contar!
SEO é a sigla inglesa para o termo Search Engine Optimization, que na Língua Portuguesa significa Otimização para Motores de Buscas.
Otimizar é importante porque gera mais visitas para os seus sites, blogs e lojas online.
E quanto mais visitas, maiores são as suas chances de realizar vendas de produtos e serviços na internet.
Enfim, como você bem sabe, existem dezenas de motores de buscas, entretanto os mais usados no Brasil e no mundo têm sido o Google, o Bing, o Yahoo, o AOL e o Ask.
Todavia, como prometemos no título deste artigo, abordaremos apenas o SEO no Google.
SEO Orgânico
Como funciona o SEO no Google ?
A otimização de páginas no Google funciona por meio de critérios ou fatores de ranqueamento.
Desse modo, quanto mais alinhada uma página estiver com tais critérios, maiores as chances desta aparecer nas primeiras colocações das pesquisas de um internauta que digita uma determinada palavra-chave no buscador.
De fato, existem mais de 200 fatores de ranqueamento no Google.
Contudo, se você conseguir otimizar as suas páginas dentro dos parâmetros de uma dúzia deles, que são considerados os principais, então já estará em um bom caminho.
SEO Tutorial
Principais critérios de classificação no Google
Atualmente, os principais fatores de ranqueamento no Google são:
- Visitas diretas: elas indicam ao Google que sua marca é forte offline
- Conteúdo relevante: textos completos que prendem o leitor/internauta
- Páginas visitadas:quanto mais páginas forem clicadas por sessão, melhor
- Backlinks: quanto mais links sua página receber de sites externos, melhor
- Links internos: permite que o Google classifique a prioridade das suas páginas
- Tempo: quanto mais tempo o internauta ficar no seu site, melhor
- Rejeição: visitas a uma única página são vistas como “rejeição”, o que é ruim
- Segurança: sites sem certificações de segurança como SSL são rebaixados
- Responsividade: sites amigáveis em formatos variados de tela são preferidos
- Imagens: elas ajudam a melhorar a experiência de consumo de conteúdo
- Legibilidade: boa diagramação, uso correto do idioma, tamanho da fonte,
- Velocidade: páginas rápidas deixam os internautas mais felizes
Obs.: Se quiser conhecer mais sobre o processo de otimização, você pode visitar nossa página de: ”
como funciona o SEO ”
Muito bem, agora você já sabe como funciona o SEO no Google. Então, arregace as mangas e tente colocar isso em prática no seu blog, site, loja virtual, página de vendas, etc. Se precisar de uma ajudinha, você sabe que sempre poderá contar com a equipe de SEO da Agência de SEO Brasil. Vem tranquilo(a)!