TermoSignificado
SEO (Search Engine Optimization)Otimização para Mecanismos de Busca - Conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento orgânico de um site nos resultados dos mecanismos de busca.
SEM (Search Engine Marketing)Marketing em Mecanismos de Busca - Estratégias pagas para aumentar a visibilidade de um site nas páginas de resultados.
Palavra-chaveTermos ou frases que os usuários inserem nos mecanismos de busca e que são alvo de otimização.
BacklinkLink de outro site apontando para o seu, influenciando na autoridade e ranking do seu site.
SERP (Search Engine Results Page)Página de Resultados do Mecanismo de Busca - Lista de resultados exibidos após uma consulta de pesquisa.
CTR (Click-Through Rate)Taxa de Cliques - Percentual de usuários que clicam em um link específico em relação ao número de visualizações.
ROI (Return on Investment)Retorno sobre o Investimento - Métrica que avalia a eficiência de um investimento em marketing.
CPC (Cost Per Click)Custo por Clique - Valor pago por cada clique em um anúncio online.
PPC (Pay Per Click)Pagamento por Clique - Modelo de publicidade onde o anunciante paga somente quando seu anúncio é clicado.
Meta TagsMetadados - Informações inseridas no código HTML para descrever o conteúdo de uma página para os mecanismos de busca.
AlgoritmoConjunto de regras que os mecanismos de busca usam para classificar páginas nos resultados de pesquisa.
AnalyticsFerramentas de análise - Softwares que coletam e interpretam dados sobre o desempenho de um site.
Taxa de Rejeição (Bounce Rate)Percentual de visitantes que deixam o site após visualizar apenas uma página.
ConversãoAção desejada que um usuário realiza no site, como preencher um formulário ou efetuar uma compra.
CTA (Call to Action)Chamada para Ação - Elemento que incentiva o usuário a realizar uma ação específica.
Landing PagePágina de Destino - Página criada para converter visitantes em leads ou clientes.
LeadPotencial cliente que demonstrou interesse nos produtos ou serviços de uma empresa.
Link BuildingConstrução de Links - Estratégias para obter links de outros sites e melhorar a autoridade do seu.
Palavras-chave de Cauda LongaTermos de busca mais específicos e geralmente mais longos, com menor volume de buscas.
Otimização On-PagePráticas de SEO aplicadas dentro do próprio site, como conteúdo e estrutura.
Otimização Off-PageEstratégias de SEO externas ao site, como backlinks e presença em redes sociais.
PageRankSistema do Google que avalia a importância de páginas na web para determinar seu ranking.
SitemapMapa do Site - Arquivo que lista todas as páginas de um site, auxiliando na indexação pelos mecanismos de busca.
URL (Uniform Resource Locator)Endereço de um recurso na internet.
SEO White HatPráticas éticas de SEO que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca.
SEO Black HatTécnicas não éticas de SEO que violam as diretrizes dos mecanismos de busca.
Keyword StuffingUso excessivo de palavras-chave com o objetivo de manipular o ranking nos mecanismos de busca.
CloakingTécnica que apresenta conteúdo diferente para usuários e mecanismos de busca, considerada enganosa.
Autoridade de DomínioMétrica que indica a relevância de um site nos mecanismos de busca.
Guest PostingPublicação de conteúdo em sites de terceiros para ganhar exposição e backlinks.
IndexaçãoProcesso pelo qual os mecanismos de busca adicionam páginas ao seu índice.
Robots.txtArquivo que informa aos mecanismos de busca quais páginas devem ou não ser rastreadas.
Google Search ConsoleFerramenta gratuita do Google para monitorar e manter a presença de um site nos resultados de pesquisa.
Google AnalyticsServiço do Google que rastreia e reporta o tráfego do site.
BreadcrumbsNavegação por trilhas - Ajuda os usuários a entenderem a localização dentro da estrutura do site.
KPI (Key Performance Indicator)Indicador Chave de Performance - Métricas usadas para avaliar o sucesso em alcançar objetivos.
CMS (Content Management System)Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - Plataforma para criar e gerenciar conteúdo digital.
Pesquisa de Palavras-chaveProcesso de encontrar e analisar termos que os usuários pesquisam nos mecanismos de busca.
Otimização MobileAdequação do site para melhorar a experiência em dispositivos móveis.
Design ResponsivoDesign que adapta o layout do site ao tamanho da tela do dispositivo do usuário.
Texto Alternativo (Alt Text)Descrição de imagens usada para acessibilidade e SEO.
Conteúdo DuplicadoConteúdo idêntico ou semelhante em múltiplas URLs, podendo prejudicar o SEO.
Canonical TagTag que indica a versão preferida de uma página para evitar conteúdo duplicado.
Tag H1Tag HTML usada para definir o título principal de uma página.
Link NofollowAtributo que indica aos mecanismos de busca para não passarem autoridade através do link.
Tráfego OrgânicoVisitantes que chegam ao site através de resultados de busca não pagos.
Tráfego PagoVisitantes que chegam ao site através de anúncios pagos.
SessãoPeríodo em que um usuário interage com o site sem um intervalo prolongado de inatividade.
Certificado SSLProtocolo de segurança que criptografa dados entre o servidor e o usuário.
URL AmigávelEndereço de página fácil de ler e entender, tanto por usuários quanto por mecanismos de busca.
Web CrawlerPrograma que navega pela internet indexando conteúdo para os mecanismos de busca.
Texto Âncora (Anchor Text)Texto clicável em um hyperlink.
Densidade de Palavras-chavePercentual de vezes que uma palavra-chave aparece em relação ao total de palavras da página.
Featured SnippetTrecho em destaque - Resposta direta exibida no topo dos resultados do Google.
GooglebotRastreador oficial do Google que indexa páginas da web.
Tag HreflangTag que indica o idioma e a região de destino de uma página para os mecanismos de busca.
ImpressãoNúmero de vezes que um anúncio ou página é exibido aos usuários.
Indexação Semântica Latente (LSI)Método que ajuda os mecanismos de busca a entenderem o contexto de palavras e termos.
SEO LocalOtimização para melhorar a visibilidade de um negócio em pesquisas locais.
Page SpeedVelocidade de carregamento de uma página web.
RankBrainAlgoritmo de inteligência artificial do Google para interpretar consultas de pesquisa.
Redirecionamento 301Redirecionamento permanente de uma URL antiga para uma nova.
Redirecionamento 302Redirecionamento temporário de uma URL.
Robots Meta TagTag que dá instruções aos mecanismos de busca sobre como indexar uma página.
Schema MarkupCódigo que ajuda os mecanismos de busca a entenderem melhor o conteúdo de um site.
Conteúdo Fino (Thin Content)Páginas com pouco ou nenhum valor agregado ao usuário.
Tag de Título (Title Tag)Elemento HTML que especifica o título de uma página nos resultados de busca.
Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)Conteúdo criado pelos usuários de um site ou plataforma.
Experiência do Usuário (UX)Percepção e resposta de uma pessoa resultantes do uso ou antecipação do uso de um produto, sistema ou serviço.
SEO para VídeosOtimização de vídeos para serem encontrados nos mecanismos de busca.
Pesquisa por VozBusca realizada por meio de comandos de voz em dispositivos compatíveis.
Dados EstruturadosFormato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar seu conteúdo.
Intenção do UsuárioObjetivo ou necessidade que o usuário busca satisfazer ao realizar uma pesquisa.
Spam na Web (Webspam)Práticas que tentam manipular os resultados dos mecanismos de busca de forma não ética.
Mapa do Site HTMLPágina que lista todas as páginas de um site, facilitando a navegação do usuário.
Sinais SociaisEngajamentos em redes sociais que podem influenciar o ranking nos mecanismos de busca.
Estrutura em SiloOrganização de conteúdo em categorias e subcategorias relacionadas para melhorar o SEO.
Monitoramento de RankingProcesso de acompanhar a posição de palavras-chave nos resultados de pesquisa.
Autoridade da PáginaMétrica que indica a relevância de uma página específica dentro de um site.
Custo por Mil (CPM)Custo por mil impressões - Valor pago a cada mil vezes que um anúncio é exibido.
EngajamentoInterações dos usuários com o conteúdo, como curtidas, compartilhamentos e comentários.
Funil de VendasModelo que representa a jornada do cliente desde a descoberta até a compra.
Marketing de ConteúdoEstratégia focada na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair e engajar um público-alvo.
Prova SocialInfluência que as ações e opiniões de outras pessoas têm sobre o comportamento de um indivíduo.
RemarketingTécnica de publicidade que atinge usuários que já interagiram com seu site ou conteúdo.
Taxa de ConversãoPercentual de visitantes que realizam uma ação desejada em relação ao total de visitantes.
Tráfego DiretoVisitantes que acessam o site digitando o URL diretamente no navegador.
Tráfego de ReferênciaVisitantes que chegam ao site através de links em outros sites.
Teste A/BMétodo de comparar duas versões de uma página ou elemento para determinar qual performa melhor.
Autoridade de Página (PA)Métrica que indica a autoridade de uma página específica, influenciando seu ranking.
Pixel de RastreamentoCódigo inserido em um site para coletar dados sobre os visitantes e suas ações.
Cluster de TópicosEstrutura de conteúdo que liga uma página principal a subpáginas relacionadas, fortalecendo a autoridade sobre um tema.
Jornada do ClienteCaminho percorrido pelo consumidor desde o primeiro contato com a marca até a compra.
Marketing de AfiliadosPromoção de produtos ou serviços de terceiros em troca de comissão por vendas ou leads gerados.
Domínio de Correspondência Exata (EMD)Domínio que corresponde exatamente a uma palavra-chave alvo.
Autoridade de Domínio (DA)Métrica que prevê o quão bem um site irá classificar nos resultados de pesquisa.
LatênciaTempo de atraso na transmissão de dados, podendo afetar a velocidade de carregamento do site.
Navegação BreadcrumbSistema de navegação que mostra o caminho percorrido pelo usuário dentro do site.
Inteligência Artificial (IA)Tecnologia que simula a inteligência humana em máquinas.
Aprendizado de MáquinaSubcampo da IA que permite que sistemas aprendam e melhorem automaticamente com a experiência.
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