Todos os donos de empresas, de lojas virtuais e de sites de e-commerce em geral querem saber como ficar na primeira página do Google, porém, antes de tudo é preciso chegar lá.
Certamente, para ser encontrado no Google e, mais do que isso, para chegar às primeiras páginas e primeiras posições durante as pesquisas feitas por internautas e consumidores é necessário basicamente:
- Produzir conteúdo (blog posts, vídeos, páginas de produtos, etc.) relevantes para o seu público-alvo;
- Inserir sistematicamente as palavras-chave mais buscadas no Google (referentes ao seu negócio) no meio desse conteúdo;
- Incluir adequadamente no conteúdo todas as metatags SEO necessárias para uma boa classificação no ranking das pesquisas.
Além disso, não se esqueça de indexar seu site, blog e loja virtual no Google. Acesse e leia o artigo “Como cadastrar meu site no Google” e fique por dentro desse assunto.
Muito bem! Mas uma vez na primeira página do maior buscador do mundo, o próximo passo é descobrir como permanecer lá. É o que estudaremos a seguir.
Como ficar na primeira página do Google: dicas importantes
Você acabou de ler o básico sobre como indexar bem o seu site e consequentemente todas as suas páginas no Google. Então, agora chegou a hora de aprender como ficar na primeira página do Google. Uma das dicas para se conseguir isso é trabalhar o Link Build:
Link Build Interno:
Se refere ao sistema de links internos do seu site. É importante contar com um bom sistema de lincagem interna porque isso aumenta a usabilidade das suas páginas e consequentemente amplia também a relevância delas.
Ademais, os links internos possibilitam equilibrar o valor de todas as páginas de um site, o que permite que tanto as páginas principais quanto as subpáginas sejam fortes o suficiente para concorrer e vencer as páginas de outros sites.
Link Build Externo:
Se refere ao sistema de links externos, ou seja, que vêm de outros sites para o seu. O Google estabelece a relevância das páginas web principalmente com base nos links externos, por isso, estes são mais importantes que os internos.
Obter links de outros sites é uma tarefa difícil. Ela requer o domínio de determinadas tecnologias de cadastro de sites e relacionamento com empresas do mesmo ramo de negócios que o seu.
Como visto, chegar e manter as páginas de um site na primeira página e/ou nas primeiras posições do Google é uma coisa bastante trabalhosa, mas que gera grandes compensações como mais audiência, mais autoridade e mais credibilidade para a sua empresa.